Lendo o que os alunos escreveram a respeito do SimulES, estabeleci 4 pontos relevantes e que merecem especial atenção:
- Apresentação do Jogo: relativo à qualidade das cartas, tabuleiro, dado e demais recursos.
- Jogabilidade: indica o quanto dinâmico é o jogo.
- Qualidade da Documentação: indica quanto os pacotes contendo as regras do jogo estão bem elaborados.
- Facilidade de Entendimento: indica se o jogo é fácil de ser entendido dados que todos os voluntários eram da área de informática.
- Utilidade como jogo de Aprendizado: indica o quão útil é o jogo em termos de aprendizado e exercício da Engenharia de Software.
- Primeira Impressão de Quem Joga: indica se a primeira impressão dos voluntários é ótima, boa, regular ou péssima.
A figura a seguir ilustra como acho que os alunos enxergaram o jogo segundo esses aspectos. Vale lembrar que a “Qualidade da Documentação” é resultado de um único feedback que obtivemos, uma vez que apenas um único aluno leu o pacote contendo a documentação com as regras do jogo.
Acredito que fundamentalmente precisamos encontrar formas de melhorar a dinâmica do jogo, aumentando a jogabilidade do mesmo e causando uma impressão mais positiva para aqueles que jogam pela primeira vez o jogo SimulES. Sei que é um desafio, mas acredito que uma forma de prover isso seria revisar as regras e balancear melhor o número de cartas de problemas e cartas de conceitos. Além disso, de repente ajudaria ter um tabuleiro central com as etapas do jogo bem estabelecidas e “piões” marcando a posição de cada jogador no jogo. Isso facilitaria para os jogadores se encontrarem no jogo e, principalmente para que os mesmos não se preocupem com detalhes que tiram a atenção dos objetivos principais do jogo que são “aprender Engenharia de Software” e “se divertir para atingir esse feito”.
Até o próximo post!
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